domingo, 13 de setembro de 2009

Passo a Passo

É um direito seu organizar uma entidade de representação do seu curso e o DCE encontra-se disponível para responder dúvidas e ajudar no que for preciso. A saber:
- CA - Centro Acadêmico - representa um curso na instituição;
- DA - Departamento Acadêmico - representa mais de um curso na instituição.
Para começar vamos ao primeiro passo:

1° PASSO - Comissão Pró-CA
Para começar a criação do seu Centro Acadêmico você precisa formar um grupo de pessoas interessadas em participar e motivar os alunos para criar o Centro Acadêmico. Em termos práticos pode-se passar nas salas ou colocar cartazes avisando sobre a criação do Centro Acadêmico do seu curso e marcando uma reunião com os interessados em participar. Nessa reunião vocês vão decidir o NOME do CA e vão analisar os modelos de estatuto disponíveis e escolhendo o melhor, irão modificá-lo, se preciso, para que fique do agrado do grupo. Com o grupo formado e o estatuto pronto o próximo passo é marcar a Assembléia para aprovar esse estatuto.

2° PASSO - Assembléia Geral do Curso (específico UTFPR campus Curitiba)
Local: verificar a disponibilidade do mini-auditório ou do teatro, que no campus Curitiba é feito junto ao DEACO, e reservar a data e horário. Com a reserva feita deve-se entrar no site www.ct.utfpr.edu.br e ir em Central de Eventos e formalizar o evento no site, pedindo dois microfones, uma mesa e cadeiras. Terminado o registro do evento no site que poderá ser feito com ajuda do DEACO deve-se levar duas cópias à GEREP (Gerência de Ensino e Pesquisa). Uma das cópias será entregue e na outra será assinado o recebimento e você guardará para garantia.
Apoio: converse com o responsável pelo Departamento do seu curso e peça a liberação dos alunos para participarem da Assembléia. O estatuto da UTFPR prevê apoio às entidades de representação estudantil.
Divulgação: a melhor divulgação é feita na sala de aula. Passe antes da assembléia e disponibilize o estatuto para os alunos analisarem e levarem sugestões a Assembléia. Você pode colocar uma cópia do estatuto em edital ou no nosso site mesmo (só entrar em contato). No dia do evento reforce a idéia e chame todo pra ir na hora. Se for preciso o DCE faz os cartazes ou faixas chamando os alunos.
Durante a Assembléia: O objetivo é aprovar o estatuto. Para que isso aconteça:
- A mesa deverá ser composta por um secretário que deverá fazer as possíveis anotações e lavrar e ata e um presidente para ler os tópicos, responder dúvidas, aceitar sugestões e votar para dar continuidade na leitura do estatuto até o final.
- Obter as assinaturas da maioria simples dos alunos do curso. Essa é a parte mais difícil, se preciso passe nas salas e complete as assinaturas necessárias.
Depois da Assembléia e Recolhimento das Assinaturas: O objetivo é registrar o estatuto:
- Confira junto a um advogado o estatuto aprovado
- Vá a um cartório (próprio) e leve a ata da Assembléia e o estatuto: o cartório irá registrar e distribuir os documentos para os órgãos competentes. O custo do cartório será em torno de 80 reais mas não se preocupem, o DCE paga pra vocês.

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